O QUE SÃO MATERIAIS COMPÓSITOS

Os materiais compósitos são combinações de dois materiais com propriedades físicas e mecânicas totalmente distintas (resina + fibra), que quando utilizados em conjunto apresentam propriedades mecânicas elevadas. A principal característica dos materiais compósitos é a relação peso/resistência (muito leves e com propriedades mecânicas muito elevadas), e é devido a esta propriedade que são muito utilizados na engenharia.

O desenvolvimento de materiais compósitos está diretamente ligado à tecnologia aeroespacial, automobilística, naval. Ou seja, diretamente ligado ao desenvolvimento de tecnologia avançada. São muito confiáveis e com excelente resistência química, à corrosão e temperaturas. As propriedades do compósito aplicadas à área industrial garantem reforço estrutural de qualquer geometria em minutos, minimizando tempo e custo de reparos e substituições de tubulações e equipamentos.

REFORÇO ESTRUTURAL DE MATERIAL COMPÓSITO

  • Extensão da vida da tubulação até a próxima parada de produção
  • Eliminação do tempo de inatividade e de trabalhos à quente
  • Pode ser aplicado quando a tubulação ou o tanque estão em serviço
  • Pode ser projetado de acordo com as normas ACI, API, ASME ou ISO
  • Compósitos são uma alternativa eficaz para o uso de abraçadeiras ou substituição de trechos
  • Compósitos podem ser aplicados em tubulações de qualquer diâmetro e comprimento, incluindo cordões de solda, curvas, T’s, tomadas, entre outros.
  • Seguro, rápido, conformável, durável e mais leve que o aço.

APLICAÇÕES

TUBULAÇÕES DE PROCESSO, ESTRUTURAS DE CONCRETO E ESTRUTURAS METÁLICAS EM: água doce, água oleosa, água oleosa produzida, água salgada, diesel, gás, gás inerte, glicol, hidrocarboneto, óleo.